Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como funcionam os músculos - parte 2

Como funcionam os músculos - parte 1

Musculos Ao Extremo - Efeito dos Esteroides Anabolizantes

A Contração Muscular (Parte 4 de 4)

A Contração Muscular (Parte 3 de 4)

A Contração Muscular (Parte 2 de 4)

A Contração Muscular (Parte 1 de 4)

Conheça os principais músculos do corpo humano

musculos


Curiosidades Sobre os Músculos Humanos
Atualmente, com esta monopolização do bem estar, é comum olhar dentro de uma academia e ver garotos e meninas bem jovens fazendo a chamada “musculação”, antes a preocupação com a estética física pessoal era colocado em segundo plano, hoje em dia algumas pessoas, cujos pais sustentam e não tem preocupação de contas para pagar, deixam de fazer cursos ou de trabalhar somente para passar o dia na academia malhando. Ir à academia é um ato muito saudável, e indicado a qualquer custo, porém em horários cabíveis e com tempo regularizado, para que não viva somente em função daquilo. Além de ser algo excessivo, muito dos frequentadores não entendem o funcionamento dos músculos presentes no corpo humano e então abusam da própria força, automaticamente, sendo guiado pela aparência física popularmente chamada de “fortinho”. O que não pode é que o fato da pessoa se tornar mais “fortinha” prejudique a própria saúde, e por isso é importante conhecer o funcionamento dos músculos e controlar para que toda a estética esteja igualada com a saúde do praticante.
O corpo humano, como visto, é composto por músculos de diversos tamanhos e proporções, e que talvez quase ninguém imagine a presença dele ali, porém, por menos notado que eles sejam, sem eles o ser humano não conseguiria efetuar qualquer tipo de movimento, por mínimo que ele fosse. Então, fica constatado o que todos sabem, os músculos permitem que o corpo humano faça movimentos de diversas categorias e flexibilidades. Os mesmos movem o nosso corpo em caminhada, agachamentos, impulso, entre outros. Sem os diversos músculos presentes no corpo ninguém teria a capacidade de falar, abrir a boca, mexer o pescoço, se coçar ou até mesmo digerir um alimento recém-ingerido, enfim, o ser humano não iria conseguir “expor” o movimento que o cérebro esta mandando para o corpo, realizando o processo de “dentro pra fora”. Isto comprova que, embora não pareçam, os músculos são partes essenciais no funcionamento do corpo humano, sendo responsável desde movimentos comuns até os atritos e choques que o corpo recebe. Entre os atritos e choques encontrados nesta categoria são comuns as pancadas no dia a dia, as pancadas durante a prática de esporte, ou até mesmo o fato de ficar muito tempo sem exercitar o musculo como deveria e, ao exercitar, sente-se muitas dores, isso é a consequência do musculo estar inchado.
Uma das coisas que quase ninguém sabe é a quantidade de músculos que um ser humano possui, é possível afirmar que, em média, 40% do peso do corpo é derivado dos músculos presentes. Este mesmo corpo tem cerca de 630 músculos em diferentes locais e diferentes funções. Os músculos não tem a função de puxar, mas sim a função de empurrar os movimentos, como uma espécie de explosão forçada para fora do corpo no momento em que eles são acionados. O mais interessante com relação aos movimentos dos músculos é que, algumas pessoas se perguntam como os músculos não puxam se o movimento dos dedos pode ser realizado tanto para frente quanto para trás, e a resposta para isto é bem simples, pois, cada musculo que faz um movimento tem um outro em outro local o acompanhando fazendo o movimento contrário, sendo assim chamado de “funcionamento aos pares”. Estes movimentos servem para que o musculo não se estique por inteiro para que não haja a famosa “distensão muscular”, muito comum em atletas justamente pelo fato de que os movimentos exigidos pelo musculo são muito mais bruscos e comprometem bem mais o funcionamento inverso deles.
Já quanto aos movimentos provenientes dele são responsáveis por células que fazem parte do musculo e que proporcionam o movimento de relaxação e contração. Fibras microscópicas nestas células musculares se contraem e deslizam uma para o lado das outras consecutivamente, de maneira idêntica ao mecanismo de uma porta de correr, ou porta sanfonada. Estas células musculares usam uma energia química vinda dos alimentos diários para que haja energia para a impulsão destes movimentos. Com a falta de alimentos, entre eles alguns tipos de nutrientes, os músculos seriam incapazes de realizarem seus serviços e se tornariam imóveis. A alimentação diária é muito importante para quem utiliza muito os músculos, sejam em academias, escolas de luta ou até mesmo no trabalho cotidiano, pois com uma alimentação regularizada com proteínas, nutrientes e carboidratos, a resistência se torna bem maior dando muito mais produtividade ao que a pessoa está realizando em seu dia a dia, pois não é só praticar o exercício que tornará a pessoa saudável, tudo o que é relacionado a algum tipo de exercício, envolve uma rotina alimentar mais rigorosa.
Entre os nomes populares de músculos, alguns deles são chamados de “voluntários”, que quer dizer que eles só funcionam quando o cérebro, ou o ser humano em si, “pede” para eles funcionarem. Entre os exemplos mais populares podemos ver movimentos simples como bater palmas, falar, chutar, correr, se movimentar rapidamente, entre outros. Alguns outros movimentos obrigatórios como os batimentos do coração, o piscar de olhos ou os movimentos do diafragma que permitem que o cérebro envie a mensagem de respiração ao pulmão, são considerados automáticos, pois acontecem sem que o ser humano perceba que esta acontecendo, sem contar que a quantidade de vezes diárias que estes músculos se movem influencia na percepção humana. Outro nome dado a estes movimentos é “Movimentos Involuntários”, o contrario dos movimentos em que o cérebro manda. O movimento deles está relacionado a alguns sinais nervosos que direcionam automaticamente cada movimento que aquele musculo deve fazer, seja do cérebro ou diretamente do sistema nervoso.
Portanto, os músculos são como seres a parte dentro dos seres humanos, dos quais precisam ser alimentados para sobreviver. O exercício é muito importante, ele age como forma de gastar toda a energia que está presente naqueles músculos depois e uma refeição saudável. Viver mais de 6 horas por dia dentro da academia pode até ser saudável, mais é preferível que se passe 2 horas consecutivas depois de uma alimentação balanceada e em situações que o corpo possa fazer um relaxamento posterior. É interessante lembrar que além destes músculos dos braços e pernas, um musculo importante presente no corpo humano são os músculos dos olhos, que se movem mais de 100.000 vezes por dia e quase ninguém da importância para isto, ele é o considerado o musculo que mais trabalha dentro de um corpo humano, mostrando para todos que qualquer coisa relacionado a força é relativo, o que importa é que a saúde esteja em dia e o bem estar presente em todos os exercícios.

Quantos músculos nós temos ? Qual musculo mais trabalha?


Como é que os músculos se movem?

As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem.
Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, sãoautomáticos. São chamados movimentos involuntários. E como é que estes músculos se movem? Eles movem-se através de sinais provenientes de alguns nervos e, em alguns casos, do cérebro.

Qual o músculo que mais trabalha?

Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de100.000 vezes por dia.

Quantos músculos nós temos


Quantos músculos temos?

Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de630 músculos.  Os músculos não puxam, eles empurram. Pode se perguntar, se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para a frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que faz um movimento inverso ao outro.

sobre o corpo humano


1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo.

2. Ao lamber um selo se consome 1 décimo de caloria.

3. O nosso estômago tem de produzir uma nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.

4. É impossível espirrar com os olhos abertos. (NÃO TENTEM ISTO EM CASA).

5. As pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.

6. O músculo mais potente do corpo é a língua.

7. É impossível suicidar-se parando a respiração.

8. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.

9. É impossível lamber o cotovelo.

10. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.

11. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.

12. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chávena de café.

13. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.

14. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.

15. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.

16. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.

17. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.

18. O crânio tem 29 ossos.

19. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.

20. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.

21. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.

22. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.

23. Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.

24. Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.

25. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.

26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.

27. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.

28. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.

29. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.

30. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.

31. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.

32. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.

33. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.

34. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.

35. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!

36. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

37. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.

38. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.


oque os musculos fazem?


musculos

Os músculos permitem fazer  movimentos.  Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, falar, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiriamos mover nada dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiriamos viver muito mais do que alguns minutos.


 

Desenvolvido:

Desenvolvido por Lucas Hard Rock :)